Participação no X Encontro Estadual de História de PE

ST11: Patrimônio Cultural e Memória Social
Coordenadores: Bruno Melo de Araujo
Resumo: O Simpósio Temático Patrimônio Cultural e Memória Social é proposto pelo Laboratório de Estudos sobre o Patrimônio Cultura e Memória Social como forma de reunir pesquisadores de diferentes áreas que lidam com estes objetos de pesquisa. Entendemos, sinteticamente, o Patrimônio Cultural e a Memória Social como o conjunto de objetos materiais e imateriais que determinada comunidade reconhece como pertencentes a sua identidade coletiva. 
As políticas culturais reconhecem e trataram os objetos da cultural material e imaterial reconhecidos como Patrimônio Cultural de diferentes maneiras (Choay, 2006; Oliveira, 2008) fazendo das ações de tombamento de bens imóveis e o registro de bens imateriais suas principais ferramentas jurídicas (Castriota, 2009). Mas essa ação estatal não é menos significativa que as inúmeras iniciativas de diferentes comunidades que elegem determinadas práticas sociais e seus suportes como objetos representativos da sua identidade. (Lemos 1987; Laraia, 1997; Hall, 2004) Caso em que rituais são mantidos, objetos são reutilizados, narrativas são perpetuadas por sucessivas gerações criando um sentimento de pertencimento entre os membros da comunidade.
Nesse processo de reconhecimento das identidades a Memória Social, construída e difundida coletivamente, apresenta a forma como as comunidades enxergam seu passado, entendem seu presente e desejam seu futuro (Le Goff, 1996, Halbwachs, 2006). Objeto da política cultural oficial que deseja construir uma representação uniformizadora do passado a Memória Social é sucessivamente reinventada pelos grupos sociais interessados em manter sua identidade singular.
Este simpósio temático é um espaço para a apresentação de ações de ensino, de pesquisa ou extensão que tenham explorado alguma das múltiplas relações entre objetos do Patrimônio Cultural e a Memória Social. Também estamos abertos a estudos oriundos de diferentes campos do conhecimento, tais como Educação, Museologia, História, Linguagem, Artes, e outras. Áreas que lidam com estes objetos a partir de diferentes olhares e referenciais teóricos e metodológicos.
Interessa a este ST comunicações que explorem temas como:
a) a descrição das características particulares de determinado objeto do Patrimônio Cultural e/ou da Memória Social – edificações, rituais ou coleções entre outros – focando temas como sua historicidade, processo de significação, forma de transmissão entre outros;
b) o estudo do papel objetivamente desempenhado por bens patrimoniais e/ou de Memórias Sociais – como narrativas de memória, objetos da cultura material ou manifestações populares – na construção das identidades de grupos sociais particulares como comunidades locais ou étnicas e manifestações tradicionais entre outras;
c) a análise do significado de determinado bem patrimonial e/ou Memória Social – sejam objetos isolados, coleções, sítios históricos entre outros – no campo simbólico e suas implicações na produção e reprodução das representações sociais.
d) descrição e análise de práticas de conservação, documentação, pesquisa e comunicação envolvendo objetos culturais realizados em diferentes suportes e instituições.
Este ST, portanto, está interessado em reunir trabalhos com diferentes abordagens teóricas e metodológicas que tenham o Patrimônio Cultural e a Memória Social como objeto de reflexão teórica ou campo de intervenção. Buscamos mesmo construir um tempo espaço propício para o exercício de um olhar plural e diversificado sobre estes objetos.
Tags: